quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Contribuições da intervenção para a escola

Diante da expectativa da intervenção no ambiente escolar, ao qual nos detemos nas necessidades especiais dos alunos, nos colocamos no papel de colaboradoras para o desenvolvimento das atividades caso tivessem alguma dificuldade no desenvolver das mesmas, e mais, tivemos a preocupação em escutar os (as) professores (as) para compreender como foi o nível de maturação de nossa intervenção na escola. 






  Foi percebido que o projeto contribuiu, mesmo que minimamente, para que os docentes pudessem atentar para questões que antes eram ignoradas. Nesse momento, eles (as) nos revelaram as angustias que passavam na sala de aula quando se deparavam com a situação de ensinar crianças com necessidades educativas especiais. Isso devido ao fato de que não tinha a segurança de realizar um bom trabalho, pois a inclusão realizada hoje nas escolas não acompanha uma formação destinada ao professor (a) para saber lidar com elas no dia a dia da realidade escolar em que está inserido. Relataram a importância de buscar saber mais sobre as especificidades que se articulam com essa área do ensino no sentido de aperfeiçoar o trabalho até então iniciado na sala de aula.

Apesar de termos deixado uma apostila para cada educador e de relatarem que a intervenção foi de grande relevância, não tivemos a oportunidade de acompanhar como as atividades se deram (para os alunos com  necessidades especiais) após nossa intervenção, apenas ouvimos suas impressões do trabalho com os alunos. Compreendemos que apesar de não constatarmos diretamente o desenvolvimento das atividades, entendemos que foi de grande relevância na medida em que junto com a escola refletimos sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, e não só incluir, mas preparar a escola como um todo, seja, no aspecto físico ou na preparação dos profissionais para o recebimento desses alunos nas instituições educacionais. E mais, oferecemos através da oficina e da apostila um instrumento para melhorar a qualidade de ensino desses alunos.

Portanto, essa intervenção trouxemos um entendimento mais claro e direto dos alunos com necessidades especiais e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, educadores e familiares na inserção desses nas instituições educacionais. Contribuiu para estarmos atentos para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário