terça-feira, 27 de março de 2012

Pró-conselhos

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)


O programa incentiva a criação de novos conselhos municipais de educação e procura fortalecer aqueles já existentes, promovendo a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, entre outras ações. Tem como principal objetivo qualificar gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação. Os conselhos municipais de educação assume o papel de articular e mediar as demandas educacionais junto aos gestores municipais.

O pró-conselho dispõem de um sistema de informática onde os conselhos e dirigentes municipais podem abastecer via internet fornecendo dados referentes à secretaria municipal de educação.

O site do MEC http://portal.mec.gov.br disponibiliza algumas ações sobre o pró-conselhos, oferecendo subsídios para o público em geral. Portanto, o que desenvolvemos aqui foi apenas uma apresentação do Pró-conselho, para despertar em você leitor o interesse e a curiosidade de conhecer melhor e afundo as iniciativas do programa. Site do Pró-conselho: proconselho@mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário